As linguagens de programação antigas que ainda valem apena em 2023

A cada dia que passa a tecnologia só tende a avançar, as pessoas a cada dia se adaptam à novas ideias, desenvolvem ideias e avançam junto com a tecnologia.

A tecnologia avançou tanto para facilitar de alguma forma o nosso dia a dia, e junto com a tecnologia, temos também evoluindo durante anos, as linguagens de programação. 

Novos códigos são criados para facilitar as tarefas do mercado. Porém, ainda existem linguagens de programação bem antigas que ainda são úteis hoje em dia. 

Tão úteis, que empresas valorizam bastante pessoas que possuem conhecimento com a linguagem desejada, pagando-os bem, exatamente pela ausência de pessoas com tal conhecimento no mercado.

Então venha conhecer algumas linguagens de programação antigas que ainda valem a pena em 2023:

Pascal

https://www.concatenar.com.br/pascal/conheca-a-linguagem-pascal

Em 1970, Niklaus Wirth queria introduzir uma linguagem que fosse fácil e simples de aprender usando programação estruturada e estruturação de dados. E apesar dos anos passarem e a linguagem não ser mais tão famosa como antes, as empresas ainda valorizam o profissional que tem domínio na linguagem. 

Pascal permite criar softwares pequenos, médios e de grande porte. É uma linguagem que possui o banco em uma estrutura monolítica, e é muito utilizada em bancos.

Pascal serve para ser nada menos que uma bênção para aqueles interessados ​​em habilidades de programação sérias e que, ainda são valorizados por alguns bancos que a utilizam e ainda pagam pessoas para aprendê-la com a finalidade de poderem aplicá-la.

COBOL

https://itforum.com.br/noticias/cobol-completa-60-anos-o-que-sua-historia-dira-sobre-o-futuro-do-java

Common Business Oriented Language, desenvolvida em 1959 pela CODASYL (Conference on Data System Languages), é uma linguagem extremamente usada no campo de negócios, finanças e sistemas administrativos para empresas e governos.

Recentemente obteve uma versão multiplataforma, a Visual COBOL R3. Ou seja, para quem é da área corporativa, possui em mãos a possibilidade de programar pelo Windows, Linux, Cloud .Net e Unix.

É uma linguagem usada em grandes bancos, seguradoras e organizações públicas para executar processos de negócios transacionais essenciais, como pagar seguro-desemprego ou dispersar dinheiro em um caixa eletrônico.

Fortran

https://www.ufsm.br/pet/sistemas-de-informacao/2021/05/04/fortran-um-dinossauro-das-linguagens-de-programacao-volta-depois-de-10-anos

Criada em 1957 pela equipe de programadores da IBM e liderada por John Backus, em 2021 ficou em 20° lugar na lista das 20 mais populares linguagens, segundo o índice da Comunidade de Programação Tiobe. Apesar de ser um dinossauro entre as linguagens de programação, isso só mostra que Fortran ainda é útil em situações atuais. 

Usada em: aplicações voltadas para meteorologia, física, oceanografia, etc.

Python

https://medium.com/portfoliorb/linguagem-python-o-que-é-e-para-que-serve-aaaea2c05a00]

Esta linguagem de programação é a mais caçula entre as linguagens já citadas, porém já tem um bom tempo aí no mercado e hoje em dia está super em alta.

Desenvolvida no início dos anos 90 pelo Holandês e matemático Guido Van Rossum, com o intuito de ser mais produtiva, flexível e a menos complicada possível, para otimizar a leitura de códigos e economizar o tempo para desenvolver projetos.

É uma linguagem de alto nível, a qual possui controle e estabilidade de códigos para projetos de grandes proporções. É conhecida por não ser difícil, sendo aprendida por profissionais da indústria tecnológica como matemáticos, cientistas de dados, engenheiros, ou seja, pessoas que não são de fato programadores. 

Python é usado para desenvolvimento web, big data, computação gráfica, IA, ciência de dados, machine learning, analista de dados.

Apesar do uso dessas linguagens existirem, é fato que é um mercado muito nichado.

Ou seja, aprender linguagens mais atuais vai te levar a oportunidades mais abrangentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *