
O que é o CRUD?
Deixe um comentário / Blog / Por Erica Freitas
Uma das expressões mais utilizadas no desenvolvimento é o termo CRUD, mas o que ele representa? São as iniciais dos termos Create, Read, Update e Delete, que em português podem ser traduzido como: criar, ler, atualizar e excluir. Esses termos são os principais comandos da linguagem SQL (Structured Query Language) utilizados para a manipulação de dados.
Para entender como essas quatro palavras fazem parte da vida do desenvolvedor ou programador, nesse artigo vamos mostrar o que cada comando faz e como escrevê-lo. Quer entender mais? Siga-nos nas nossas redes sociais e participe dos nossos eventos gratuitos.
Os principais comandos
Create: criar ou adicionar novas entradas (insert)
Read: ler, recuperar ou ver entradas existentes (select)
Update: atualizar ou editar entradas existentes (update)
Delete: remover entradas existentes (delete)
Ressaltando que o termo CRUD é um acrônimo relacionado ao banco de dados sendo seu conceito essencial para compreensão e aplicação nas facetas que envolvem o universo de armazenamento de dados.
Vamos a um exemplo prático para ajudar a entender cada comando mencionado anteriormente.
Aplicações e exemplos
- Insert – Create
Esse comando é responsável por inserir dados na tabela. Assim, toda vez que você quiser adicionar algo novo, você precisa usar o comando INSERT, seguido do campo e do valor que você quer adicionar.
INSERT INTO cliente VALUES (‘Joana das Flores‘);
- Select – Read
O SELECT é de longe o comando mais utilizado do CRUD. Justamente porque é ele quem traz todo o resultado da busca que você quer saber.
SELECT * from cliente
Assim, ele traz para você exatamente o que você quer saber quando pesquisa algo no banco de dados.
- Update
O comando UPDATE tem por finalidade a atualização dos dados que você inseriu na tabela. Se por algum motivo você modificar um campo, atualizar o valor ou acrescentar novos dados, é o UPDATE que você vai utilizar.
UPDATE cliente SET endereco = ‘Rua da Flor’ WHERE nome = ‘Joana das Flores’;
Para atualizar um campo, basta especificar qual campo você vai modificar, com o valor antigo pelo valor que você quer substituir.
- Delete
Por fim temos o comando DELETE que simplesmente exclui o dado especificado. Muito cuidado, pois, uma vez excluído não tem Ctrl + z para voltar no tempo e desfazer a ação se for equivocada.
DELETE from cliente WHERE nome = ‘Joana das Flores’;
Por exemplo, se você precisa desenvolver desde uma simples agenda telefônica até um sistema complexo de gestão de faturamento de pedidos, você precisará realizar essas 4 ações para manipular as tabelas do banco de dados de seu sistema.
Do ponto de vista do desenvolvedor, ele precisará criar as tabelas (modelos) do banco de dados, funções (controles) que atualizarão o banco de dados e as interfaces (visões), como página web ou aplicativo mobile, em que os usuários irão interagir com os dados.
Em sistemas mais sofisticados, os dados do CRUD podem ser manipulados por outros sistemas via API – Application Programming Interface (em tradução livre, “Interface de Programação de Aplicativos”).
Portanto lembre-se: Create (criar), Read (ler), Update (atualizar) e Delete (excluir) – as iniciais em inglês formam CRUD – são as quatro funções básicas que geralmente os sistemas que manipulam banco de dados devem poder executar.
CRUD pronto para usar
Como a maioria dos sistemas têm a necessidade de realizar operações de CRUD, para agilizar o desenvolvimento dos sistemas, os desenvolvedores podem fazer o uso de um Framework de desenvolvimento.
Framework de desenvolvimento é o conjunto componentes e bibliotecas prontos para um desenvolvimento imediato, “fora da caixa” (out-of-the-box).
Alguns exemplos de framework: AdonisJS, CakePHP e Django.
Referências:
makecreativecode.com
angelopublio.com.br