O que faz um programador?

Deixe um comentário / Blog / Por Fábio Andrade

Se te perguntarem qual foi o mercado que mais cresceu durante esse período conturbado e infeliz de pandemia, você saberia responder?

Milhares de pessoas foram afetadas de inúmeras formas nos últimos dois anos, seja saindo dos seus empregos, fechando negócios e – em casos mais extremos – perdendo entes queridos.

Antes de continuar com o artigo, nós da Coders4Future sentimos muito a sua perda e deixamos aqui nosso abraço e uma boa mensagem de que novos dias estão chegando!

Agora voltando a pergunta, a resposta é clara e provavelmente você já esbarrou com alguma notícia relacionada na internet.

E saiba que ela cresce cada dia mais, milhares de vagas abrindo, e porque uma dessas não pode ser sua?!

Provavelmente você não sabe o que um programador ou programadora fazem no dia a dia, certo? Bem, essa dúvida termina hoje, continue lendo o artigo e saiba tudo sobre o dia a dia de um profissional de programação.

Como está a área de tecnologia atualmente?

De forma geral, o setor de tecnologia trabalha com diversas frentes. Front End, Back End, Banco de Dados, BI, Devops e etc.

Cada área é responsável por uma parte importante no processo de desenvolvimento, criação e infraestrutura para qualquer sistema informatizado.

Hoje vamos nos ater a falar sobre duas áreas específicas:

  • Front end
  • Back end

Lembrando que se caso você não identifique com nenhuma dessas duas que vamos comentar, na área de tecnologia existem inúmeras outras que podem combinar com você.

Então, caso você tenha alguma dúvida, pode entrar em contato conosco que iremos te ajudar.

Front End – O que é e o que faz?

Profissionais que trabalham com desenvolvimento Front End estarão atuando diretamente com a parte visual do sistema.

Nesse primeiro momento, há quem diga que o front end é a parte mais “fácil” de todo o processo de desenvolvimento, porém isso é muito errado.

Hoje em dia para o profissional front end já é exigido que ele não saiba apenas criar a parte visual, mas também ter noções de:

  • UX (user experience)
  • Padrões de projeto
  • Arquitetura de software – a certos níveis –
  • Escalabilidade
  • Performance
  • Outros assuntos relacionados.

O ou A dev front end, é quem cria toda a interface que permitirá que o usuário final utilize o sistema, criando telas específicas e pensando também na praticidade e facilidade que esse usuário terá durante o uso.

Já imaginou se o Ifood fosse apenas códigos? E para você pedir comida, precisaria digitar os comandos de acesso?

Durante o seu dia a dia, você poderá participar de reuniões de criação de novos projetos e manutenção de antigos, discussões de bugs e sugestões de melhorias.

Provavelmente a empresa que irá te contratar possui uma plataforma para gestão de tarefas, portanto é lá onde você receberá o que precisa ser feito.

Assim como também haverá uma plataforma, ou ambiente de testagem, para você submeter seu código para a aprovação, e uma vez aprovado você irá para a próxima tarefa.

Lembrando que essa é uma forma resumida de um dia a dia de um ou uma front end, aqui não especificamos por níveis de cargo, pois cada nível é cobrado algo diferente.

Back end – O que é e o que faz?

Já o profissional de back end é responsável por configurar toda a parte lógica e funcional do sistema.

Utilizando o exemplo do ifood como falamos acima, o que você acha que acontece quando clica no finalizar um pedido? Alguém liga pro restaurante falando que você pediu um lanche específico e passa o endereço?

A lógica é basicamente essa, mas quem faz não é uma pessoa, mas sim o próprio sistema do ifood, ou o seu back end.

Através de processos de programação, toda essa comunicação feita entre o usuário e o restaurante é toda automatizada. O sistema exige que a informação seja passada de determinada forma, na qual o front end é responsável por esses ajustes, e faz toda a operação de pagamento e pedido ao restaurante.

Entre outras palavras, o back end é a parte “pensante” de todo o sistema.

Já os profissionais dessa área são exigidos que eles saibam:

  • Conhecimento forte na linguagem de programação usada pela empresa
  • Conhecimento em arquitetura de software
  • Lógica de programação
  • Outros

Assim como o front end, o profissional de back end também recebe as tarefas a partir de uma plataforma de gestão de projeto.

Após receber as instruções necessárias para começar a criar o código, o programador ou programadora começará a executá-las a partir de um prazo estipulado, e ao término haverá uma bateria de testes em seu código e finalmente irá para a produção, etapa final do processo.

Tecnologia e trabalho

Como vocês puderam perceber, a relação do que fazer e quando fazer é basicamente gerida por uma plataforma de projetos ou por outro profissional da área de ti que estará encarregado com essa função.

Portanto saiba que você não será jogado dentro de uma empresa e alguém ira lhe pedir para construir um sistema do zero em 3 dias.

As tarefas são quebradas em tarefas menores para se ganhar agilidade e praticidade na construção do software.

Caso você queira saber mais, nós criamos também um artigo falando sobre metodologia ágil onde lá lhe contamos tudo sobre esse processo de desenvolvimento e passagem de tarefas.

O mercado está esperando você

Como foi dito inicialmente, o mercado de tecnologia não para de crescer e aquecer. Hoje em dia, toda empresa precisa ter um “pé” na tecnologia.

Imagine você não estar na internet, a quantidade de clientes em potencial que você está deixando passar em frente da sua loja, mas ela tem uma lona tapando toda a fachada.

Empresas abrem e fecham todos os dias, nas que abrem você terá um lugar garantido, nas que fecham, provavelmente aconteceu isso por não ter profissionais como você.

E nós da Coders4Future somos especializados em transformar pessoas comuns, sem o menor conhecimento em programação em desenvolvedores altamente capacitados e cobiçados pelas empresas.

Quer saber mais?

Entre em contato agora mesmo conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *