
Porque o React é tão poderoso?
Deixe um comentário / Blog / Por Fábio Andrade
Com a evolução da tecnologia em paralelo à internet, as páginas e aplicações web acompanharam esse avanço com ótimas melhorias.
Hoje em dia é quase impossível encontrar qualquer coisa na internet que não tenha um mínimo de interação com usuário, e esta é a palavra chave desse artigo, usuário.
Eis o motivo para falarmos hoje sobre React.js uma das bibliotecas mais populares dentro do desenvolvimento de aplicações web.
Você sabia que é possível construir desde um simples site até uma aplicação complexa inteira?
Então continue lendo para descobrir todo o poder do React!
O que torna um programa poderoso?
O tema principal de qualquer debate sobre tecnologia hoje em dia gira em torno de duas coisas:
- Velocidade
- Segurança
Velocidade sendo um tema importante pois, ao contrário de tempos passados, ninguém quer esperar meses e até anos para ter seu sistema/produto pronto para o mercado.
Imagine que você acabou de ter uma ideia para uma start up que pode revolucionar o mercado, e escolheu a internet como meio para ganhar mais clientes. Você separou um dinheiro para fazer o investimento inicial, e finalmente direcionou para a equipe de desenvolvimento.
O processo é iniciado, porém se passam meses, e após 2 anos eles entregam a você uma versão inicial do produto, e como toda versão inicial, está com alguns problemas.
O tempo passou, o mercado no qual você apostou esfriou e todo aquele sonho e investimento, acabaram sendo um erro.
Um dos principais motivos dessa entrega demorada, provavelmente seja o método utilizado para se construir o sistema. Algo que não tenha reuso, consistência e/ou agilidade. Provavelmente pedaços de códigos que poderiam ser re-utilizados, precisaram ser feitos do total zero, mesmo tendo uma base deles.
E com o acúmulo desses pequenos problemas, algo maior acontece impactando diretamente na entrega do produto.
O React trouxe a abordagem da reutilização de código, trazendo mais velocidade e agilidade no processo. Tanto no desenvolvimento, quanto na resolução de problemas, além de conseguir trazer um poderoso senso de abstração para todo o sistema.
Você literalmente consegue “quebrar” seu sistema em pequenos pedaços, pequenos componentes, como aborda o próprio React. Isso traz a velocidade que precisamos, pois esses componentes podem ser reutilizados em qualquer momento da aplicação, trazendo também mais segurança, pois podemos isolar esses pedaços e trabalhar sua parte interna de forma separada.
De onde veio o React
Podemos dizer que quem criou o React e da manutenção ao código é o Facebook.
Sim, a equipe do Zuckerberg compartilhava do mesmo problema sobre velocidade e segurança e resolveram criar um próprio framework interno tendo como base uma manipulação do DOM(Document object Model) com mais velocidade e agilidade.
O framework deu muito certo e em 2013 resolveram compartilhar com o público, dando assim início a saga comercial do React.
É importante ressaltar a importância do código compartilhado para a comunidade de desenvolvimento. Há quem defenda que o compartilhamento de código pode ser o fim do desenvolvimento e do segredo de negócio, mas no final das contas é exatamente o contrário.
Imagina quantas empresas nasceram por ter uma tecnologia que pudesse agilizar todo o processo de desenvolvimento de produto ou serviço? Quanto isso foi lucrativo para as pessoas? Quantos empregos foram gerados e quão isso foi positivamente impactante para a economia?
É um assunto extremamente complexo, mas importante para se debater, pois sem o compartilhamento de código, eu não estaria aqui falando sobre React e você não estaria lendo.
Mercado muito aquecido
Como foi falado anteriormente, o mercado ganhou mais uma ferramenta para o seu arsenal e com isso uma porta imensa de possibilidades foi aberta.
Com a credibilidade de ter o facebook como seu mantenedor e a comparação de “Se o facebook foi feito com React, é claro que eu consigo fazer meu sistema”.
E em muitos – na maioria – casos isso é verdade.
Ideias que antes estavam engavetadas por não ter tecnologia para sua implementação de maneira ágil, agora começaram a ver o sol.
Você não precisa acreditar em mim, basta entrar em qualquer site de contratação de desenvolvedores e veja a quantidade de vagas abertas para quem trabalha com react.

Essa é a prévia de uma pesquisa no LinkedIn sobre vagas para desenvolvedores React.
Comunidade imensa
Outro ponto de extrema importância que está diretamente ligado a disponibilização pública do código fonte do React foi a possibilidade de criar uma comunidade gigantesca e mundial.
Você consegue encontrar com muita facilidade fóruns e grupos de discussão para conversar sobre o React.
Além de que você tem quase 10 anos de discussão mundial sobre o assunto, uma vez que toda essa troca de informações está documentada na internet.
Desde o github oficial do React como fóruns, salas no stackoverflow a servidores de Discord estão repletos de pessoas nesse exato momento falando sobre as novidades, resolvendo bugs e compartilhando o que sabem sobre o framework.
Com isso, qualquer erro que você esteja tendo agora com a ferramenta, provavelmente já foi respondido por alguém em algum lugar.
Você não está sozinho nisso!
Acredito que agora você já tem motivos suficientes para começar a estudar React agora mesmo, e para os desenvolvedores Javascript, vocês estão na frente pois o framework é todo feito em cima da linguagem.
Utilizando o que há de mais novo do JS, torna assim o React uma ferramenta poderosa para a construção de interface interativas para os seus futuros usuários e clientes!
Uma resposta para “Porque o React é tão poderoso?”
Muito bom