
Qual a importância de ter um portfólio de desenvolvedor(a)
Deixe um comentário / Blog / Por Erica Freitas
Em algum momento você irá se deparar com a necessidade de se montar um portfólio de desenvolvedor.
Porém você sabe qual a importância dele?
É importante salientar que o portfólio tem como objetivo trazer o material escolhido para apresentar seus trabalhos e projetos, não apenas complementar as informações do currículo, mas ser uma vitrine de experiências ou de habilidades listando os melhores trabalhos, seja por um profissional ou empresa.
Ou seja, é mais do que exibir códigos; é indispensável.
Por que ter um portfólio de desenvolvedor?

Uma área muito promissora e que certamente pode render frutos é a de desenvolvimento.
O desenvolvedor é um profissional muito requisitado, embora também precise se qualificar para ser bom no que faz.
Por isso, o aprimoramento é algo que precisa ser constante na carreira de um desenvolvedor, afinal, as linguagens de programação evoluem cada vez mais e o profissional da área precisa se manter atualizado.
Contemplando diversas áreas há diversas opções para quem quer aprender: Python, Java, C/C + +, JavaScript, Go e muitas outras linguagens de programação especialmente desenvolvimento WEB e desenvolvimento na área de dados, tanto na área de big data ou data science.
Atualmente, data science é considerada um ramo do big data e tem como propósito extrair e interpretar informações derivadas da enorme quantidade de dados coletados por uma empresa, seja particular ou terceirizada.
Analisando além da qualidade do visual do portfólio, a performance do site, o tempo de carregamento do site, carregamento dos scripts, SEO, e de sistemas que você realizou pode não ser clara para o público leigo, mas vai chamar atenção do olhar mais técnico.
Para o desenvolvedor que está entrando no mercado vale a pena ter um pouco de front-end e back-end, contribuições para a comunidade de desenvolvedores através do Github que é um serviço baseado em nuvem que hospeda um sistema de controle da versão (VCS) chamado Git.
Ele permite que os desenvolvedores colaborem e façam mudanças em projetos compartilhados enquanto mantêm um registro detalhado do seu progresso.
Esse é ponto-chave como diferencial: poucas pessoas se dedicam a contribuir com a comunidade, logo, se você já fez algo com relação a esse tipo de código, isso é um diferencial, sendo a melhor forma de você se destacar.
Referencias: Método de Programar, Tecmundo e Hostinger.